Desde o anúncio do retorno do Bolsa Família, está sendo feita uma triagem em níveis federal, estadual e municipal dos inscritos no programa de assistência social. Isso ocorre porque muitos beneficiários não poderiam estar recebendo recursos, já que não se enquadram nas condições exigidas. Em Santa Maria, cerca de 9 mil pessoas estão nessa condição e podem perder ou ter o benefício bloqueado caso não atualizem os dados do Cadastro Único (CadÚnico). A orientação é que as famílias procurem o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para evitar o corte do Bolsa Família.
Todos aqueles que receberam aviso no extrato bancário ou no aplicativo, e aqueles que tiveram bloqueios de benefícios, devem, obrigatoriamente, entrar em contato com o CRAS pelo telefone (55) 3174-1519, ou com o posto Central do Cadastro Único pelo número (55) 3174-1520. A partir disso, o atendimento será agendado.
No dia e horário marcados, o responsável familiar deve comparecer ao local com o RG e CPF originais dos moradores. Para as crianças serão aceitos a Certidão de Nascimento e CPF. Para aqueles que já recebem o benefício e possuem crianças na escola é obrigatório a apresentação do comprovante escolar atualizado.
Agendamentos em Santa Maria
CRAS: (55) 3174-1519
Central do Cadastro Único: (55) 3174-1520
O que levar para atualizar o cadastro
RG e CPF originais dos moradores
Certidão de Nascimento e CPF das crianças
Comprovante escolar atualizado das crianças (para quem já recebe o adicional)
Irregularidades
Com a transição do Auxílio Brasil para o Bolsa Família, o governo federal passou a adotar novos requisitos para participação no programa. Além disso, também realizou uma espécie de “pente fino” nas famílias inscritas. Nesse processo, foram constatadas irregularidades nos pagamentos e necessidade de revisão dos cadastros.
Em Santa Maria, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, os principais problemas no Bolsa Família no município estão relacionados à autodeclaração incorreta de família unipessoal (compostas por apenas um membro com renda de até meio salário mínimo) e às declarações irregulares de renda.
Revisão dos benefícios em Santa Maria
4.652 famílias unipessoais em investigação
4.669 famílias com irregularidades de renda em investigação
Total: 9.321 famílias que podem perder ou ter o benefício bloqueado caso não atualizem o cadastro e comprovem os requisitos